BARRA DO ROCHA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES E DE DIREITOS NA CIDADE DE JAGUAQUARA-BA

|

A capacitação ocorreu nos dias 17 e 18 de agosto na cidade de Jaguaquara-BA, uma ação do Projeto de Formação para Criação e Gestão qualificada dos Conselhos Municipais de Direitos e Tutelares no Estado da Bahia, através de parcerias entre o SEDM – Secretaria Especial de Direitos Humanos, o CECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Estado da Bahia. Vale salientar que a realização do Evento foi de responsabilidade do MOC – Movimento de Organização Comunitária, tendo como palestrante a Assistente Social Rosângela Adorno.

O projeto já capacitou 229 (duzentos e vinte e nove) municípios no Estado da Bahia, e tem como objetivo principal contribuir para melhoria da execução da política de atendimento à Criança e ao Adolescente, bem como subsidiar os Conselheiros para uma atuação mais qualificada. Na ocasião foram capacitados os município de Ubatã, Apuarema, Tremedal, Itamarí e Barra do Rocha, sendo que do último estavam presentes Bárbara Reis e Lauro Elisio (Conselheiros do CMDCA), Luciene Silva e Antonio Nascimento (Conselheiros Tutelares).

Durante o Evento todos os municípios apresentaram seus diagnósticos em relação a política de atendimento à Criança e o Adolescente, sendo que durante apresentação de cada um houve debates que ajudaram na construção de ações para beneficio desse público tão necessitado. Ainda na segunda-feira, ocorreu trabalhos em grupo sobre a importância dos Conselhos, destacando-se os papeis e características de cada Conselheiro.

No segundo dia, após conhecermos todo o Processo Orçamentário relacionado ao público alvo, que visa dinamizar a atuação do CT e CMDCA e fortalecer o Sistema de Garantia dessas ações. Agora era a hora de cada município esboçar seu próprio plano de ação voltado as crianças e adolescentes, uma prática que parecia difícil foi realizada com eficiência e sem dificuldade.

Gostaríamos de agradecer ao Prefeito Jônatas Ventura e a Sec. de Ação e Desenvolvimento Social Cléa Marta Bomfim, que apesar das dificuldades enfrentadas pelo município não mediram esforços para que os conselheiros participassem desta capacitação; a iniciativa do Movimento de Organização Comunitária; a competente Rosângela Adorno Carneiro, a receptividade encontrada em Jaguaquara, a facilitadora no referente evento e consequentemente a todos os participantes que direta ou indiretamente contribuíram para o objetivo comum do trabalho... o atendimento dos Direitos da Criança Adolescentes dos seus municípios.

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |